Irlanda lembra nesta Segunda-feira Levante de Páscoa

A Irlanda lembra tentativa de Idependência em 1916

A Irlanda lembra hoje, segunda feira de Páscoa, a Revolta acontecida em 1916. Conhecida como Levante de Páscoa, a revolta foi uma tentativa de irlandeses republicanos, homens e mulheres, conquistar a independência da Inglaterra.

Logo a após o fim da primeira Guerra Mundial, a Inglaterra que exercia o domínio sobre o país gaélico desde do Sec. XII, cancelou o acordo que havia sido firmado como os “governantes” irlandeses, conhecido como HOME RULE, que dava mais autonomia para que os irlandeses legislassem sem a interferência da coroa britânica.

O cancelamento do acordo, fez que republicanos, organizassem um levante contra o domínio britânico, o que foi posto em prática em 24 de Abril de 1916, Segunda-Feira de Páscoa.

Os rebeldes ocuparam vários pontos em Dublin como o edifício Four Courts e o General Post Office – GPO, onde foi instalando o ponto central da revolta.

Também existiram ações em outras partes da Irlanda, mas era em Dublin onde se concentrava a maior parte da resistência.

Durante a ocupação do GPO, foi hasteada pela primeira vez o que viria ser a bandeira da República da Irlandesa, com as cores verde do lado esquerdo, representando as tradições celta irlandesas, laranja do lado direito, representando os seguidores de Willian Orange, que se tornou o rei Willian III da Inglaterra, e que também governou a Irlanda. E branca no centro que representaria a paz e cooperação entre as duas partes.

Em frente ao GPO, o líder Patrick Perse, publicou a declaração de Independência. O governo inglês que possuía não muito soldados no momento do levante, solicitou reforços e no dia 30 de Abril a repressão britânica encerrou totalmente a ação rebelde. Líderes e rebeldes foram presos e condenados a morte. Estima-se que entre no total, entre 250 e 500 pessoas morreram durante toda a revolta.

Embora reprimida, a execução dos lideres e o número de mortos fez com a população irlandesa – que a principio não era totalmente favorável ao levante – se nutrisse de patriotismo e começasse a lutar por sua independência que viria finalmente ser reconhecida anos mais tarde.

Saiba mais aqui (em inglês): Irish Times

Veja a galeria de Imagens da Revolta



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: