Rainha chega na Irlanda para visita histórica e transtornos comecam

RAINHA ELIZABETH CHEGA A DUBLIN SOB O MAIOR ESQUEMA DE SEGURANÇA DA HISTÓRIA DO PAÍS

Mortais tremei pois, ela chegou!!! Poderia ser essa a manchete dos jornais de hoje. A Rainha Elizabeth II finalmente chegou a Irlanda para sua primeira visita histórica. Só recapitulando:

- Essa é a primeira vez que a Inglaterra faz uma visita de estado a Irlanda depois da independência acorrida em 1922.

- A Independência da Irlanda ocorreu depois de quase 800 anos de domínio britânico, que vieram pra ajudar um rei Irlandês no século XII e nunca mas foram embora;

- Hoje dia 17-05, é data que houve um dos piores atentados pró-Inglaterra no ano de 1974, onde quatro carros bombas explodiram: três em Dublin (Parnell, Talbot and South Leinster Street) e outro na cidade de Monaghan, matando 33 pessoas.

- A rainha deve visitar o Croke Park, local onde em 21 de Novembro de 1920, aconteceu a chacina conhecida como Domingo Sangrento, imortalizada na música da banda irlandesa U2 com o nome de Blood Sunday;

Por essas e outras coisas da pra se imaginar o quanto o povo irlandês em sua maioria está “contente” com essa visita. Protestos civis, e ameaças de grupos armados fizeram que visita da rainha ao país se torna-se o evento com maior esquema de segurança da história irlandesa. Segundo jornais, todo o aparato é avaliado em 30 milhões de euros e utiliza cerca de 10 000 homens.

As ruas do centro da cidade foram totalmente fechados, interferindo no comercio, e só devem se normalizar na próxima sexta dia 20. (isso explica qualquer atraso no inicio do programa de amanha do Samba Boys as 6:30 pm onde entrevistaremos a antropóloga Regiane Pinheiro)

E os relatos dos transtornos começaram a aparecer, Angelo Garoti, já não estava se agüentando depois de esperar 45 minutos para atravessar a O´Connel Street, enquanto Bianca Fachel teve levada sua bicicleta para o depósito da Garda (policia Local) depois de uma limpa no centro da cidade. Circular de bicicletas no perímetro fechado também está proibido durante esses dias, afinal de contas alguém pode querer atropelar a rainha de bicicleta, ou talvez explodir uma bicicleta bomba.

Segundo autoridade irlandesas, o objetivo da visita é dar um novo começo as relações entre Irlanda e Inglaterra. A Inglaterra ainda é um dos países de maior poder econômico da Europa e do mundo, e também o país com fronteira mais próxima da Irlanda, uma boa relação política, poderá ser construída apenas se passado for relevado e pode ser muito bem vinda ao país conhecido nos anos 90 como tigre celta. Afinal de contas, em uma linguagem de bar, ou de PUB) “Já que está no Inferno, abrace o capeta”!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: