Brasil elege nova presidente

BRASIL ELEGE PRIMEIRA MULHER COMO PRESIDENTE
O Brasil elegeu nesse domingo, dia 31, a primeira mulher para presidente do país em sua história. Dilma Rousseff foi eleita com mais de 55 milhões de votos enquanto seu adversário José Serra, ficou na marca dos 43 milhões.

Dilma Rousseff, que é do Partido dos trabalhadores (PT) – o mesmo do atual presidente Lula, que encerra o mandado com 82% de aprovação – agora dará inicio a fase de transição e deve assumir o cargo a partir de 1º de Janeiro. O mandado de presidente é de 4 anos com possibilidade de re-eleição.

Trajetória

Dilma Rousseff é mineira filha de pai búlgaro e mãe brasileira, nasceu em Belo Horizonte em 1947, se envolveu com o movimento estudantil nos anos da ditadura militar. Seu engajamento político a levou a viver na clandestinidade no Uruguai, onde inclusive chegou a fazer treinamento militar.De volta ao Brasil, a atual presidente foi presa, acusada de vários crimes, como terrorismo e assalto a bancos, condenada a 6 anos de prisão, foi libertada depois de dois anos, e se muda para Porto Alegre onde se forma em economia.

Em Porto Alegre, trabalha como assessora de partido e é nomeada Secretaria da fazenda da cidade de 1986. Assume a diretoria da Câmara de Porto Alegre, depois a Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Faz doutorado na Unicamp em ciências sociais aplicadas, mas não defende a tese. Se filia ao PT em 2001 e participa diretamente da campanha de Lula para a eleição de 2004. Assume então a secretaria de Minas e Energia. Com a re-eleição de Lula em 2008, Dilma assume a chefia da Casa Civil, o governo lança o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, e Dilma fica conhecida como Mãe do PAC.

Futuro

Dilma terá como desafio para seu governo grandes questões econômicas, como racionalizar a riqueza produzidas pelas reservas de petróleo, chamadas pré-sal, seu governo organizará ainda o evento que no Brasil, ganha ares de sagrado, que é a Copa do Mundo, e ainda deixar bem encaminhada as coisas para realização da Olimpíada de 2006.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments: