Dilma Rousseff, que é do Partido dos trabalhadores (PT) – o mesmo do atual presidente Lula, que encerra o mandado com 82% de aprovação – agora dará inicio a fase de transição e deve assumir o cargo a partir de 1º de Janeiro. O mandado de presidente é de 4 anos com possibilidade de re-eleição.
Trajetória
Dilma Rousseff é mineira filha de pai búlgaro e mãe brasileira, nasceu em Belo Horizonte em 1947, se envolveu com o movimento estudantil nos anos da ditadura militar. Seu engajamento político a levou a viver na clandestinidade no Uruguai, onde inclusive chegou a fazer treinamento militar.De volta ao Brasil, a atual presidente foi presa, acusada de vários crimes, como terrorismo e assalto a bancos, condenada a 6 anos de prisão, foi libertada depois de dois anos, e se muda para Porto Alegre onde se forma em economia.
Em Porto Alegre, trabalha como assessora de partido e é nomeada Secretaria da fazenda da cidade de 1986. Assume a diretoria da Câmara de Porto Alegre, depois a Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Faz doutorado na Unicamp em ciências sociais aplicadas, mas não defende a tese. Se filia ao PT em 2001 e participa diretamente da campanha de Lula para a eleição de 2004. Assume então a secretaria de Minas e Energia. Com a re-eleição de Lula em 2008, Dilma assume a chefia da Casa Civil, o governo lança o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, e Dilma fica conhecida como Mãe do PAC.
Futuro
Dilma terá como desafio para seu governo grandes questões econômicas, como racionalizar a riqueza produzidas pelas reservas de petróleo, chamadas pré-sal, seu governo organizará ainda o evento que no Brasil, ganha ares de sagrado, que é a Copa do Mundo, e ainda deixar bem encaminhada as coisas para realização da Olimpíada de 2006.
0 comments:
Post a Comment